Banda paraibana Papangu anuncia sua primeira turnê pela Europa em agosto

Turnê Umburana inclui festivais como ArcTanGent (Reino Unido) e Complexity Fest (Holanda)

Fenômeno do metal de vanguarda e do rock experimental do Brasil, a banda paraibana Papangu anuncia as datas de sua primeira turnê na União Europeia e no Reino Unido em agosto. A Turnê Umburana marca a estreia internacional de seus dois álbuns aclamados pela crítica – Lampião Rei, lançado em setembro do ano passado, e Holoceno, de 2021 – e inclui passagens por festivais como o prestigiado ArcTanGent, no Reino Unido, e o Complexity Fest, na Holanda.

Seu último disco, Lampião Rei, mostra os traços camaleônicos da Papangu, misturando a intensidade do metal progressivo com jazz fusion e ritmos do Nordeste – combinação que rendeu à banda um show no Knotfest Brasil de 2024. O disco ainda figurou em diversas listas de melhores discos de 2024, como APCA, Scream & Yell, Minuto Indie, Hits Perdidos e Popload. Na esteira do sucesso de crítica e público, Lampião Rei ganhou em fevereiro de 2025 sua primeira edição brasileira exclusiva em vinil translúcido de 180 gramas, capa envernizada e encarte completo pelo selo Taioba Discos, que tem como missão valorizar a música independente paraibana.

“Tocaremos nossa discografia na íntegra, além de material inédito do nosso próximo LP, que gravaremos logo após a turnê”, diz o baixista Marco Mayer. “Cada show do Papangu é uma experiência única, pois improvisamos e rearranjamos nossas músicas ao vivo no palco, o que tem sido a base da nossa reputação. Estamos muito ansiosos para finalmente levar essas apresentações malucas para o público estrangeiro e de brasileiros fora do Brasil”.

A primeira turnê europeia da Papangu e o próximo LP são impulsionados por duas aclamadas turnês nacionais que cobriram nove estados brasileiros e dezenas de cidades, com shows esgotados em locais nunca antes visitados pela banda. Apesar de um assalto sofrido após um dos shows, a comunidade musical se uniu para ajudar o grupo a se reerguer e recuperar equipamentos e merchandising. “Agora, essa energia positiva e a solidariedade moldam o caminho da banda para estes novos projetos”, conclui Marco.

O mais recente lançamento da banda – um álbum conceitual labiríntico, que narra as provações do lendário rei do cangaço – mostra a sonoridade própria da Papangu levada à fervura. Lampião Rei não só traz a intensidade que trouxe comparações a bandas como King Crimson e Magma, mas também exibe orgulhosamente a brasilidade do grupo, que se inspira em artistas como Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Milton Nascimento e Sepultura.

Com transições repentinas, porém cuidadosamente ensaiadas, de vocais guturais para harmonias vocais de forte sotaque nordestino, Lampião Rei captura uma energia imprevisível e visceral. O álbum foi gravado pelo engenheiro Fernando Sanches, ganhador do Grammy Latino, em São Paulo, mixado pelo produtor berlinense Richard Behrens e masterizado pelo arquiteto sonoro Andrea Petucco. As participações especiais de membros do Test, Deafkids, Jaguaribe Carne, Magma e Ad Nauseam acrescentam camadas de subversão ao disco. Por sua vez, Holoceno, álbum de estreia do grupo, também posicionou a Papangu na vanguarda do cenário do metal experimental da América do Sul.


Além de dividir o palco com grupos como Melvins, Imperial Triumphant e Kayo Dot nos festivais ArcTanGent e Complexity Fest, a Papangu terá a abertura de seus shows feita pela banda Sex Magick Wizards (Noruega) em datas selecionadas. 

Os ingressos estarão à venda a partir de sexta-feira, 28 de março de 2025, às 09:00 (horário de Brasília).

Shows:
15/08/2025 – Bristol, Inglaterra – ArcTanGent Festival (ingressos)
17/08/2025 – Glasgow, Escócia – The Hug and Pint (ingressos)
19/08/2025 – Nottingham, Inglaterra – Billy’s (ingressos)
20/08/2025 – London, Inglaterra – Moor Beer Vaults (ingressos)
22/08/2025 – Tilburg, Holanda – Little Devil (ingressos)
23/08/2025 – Haarlem, Holanda – Complexity Fest (ingressos)
24/08/2025 – Berlim, Alemanha – Neue Zukunft (ingressos)
26/08/2025 – Copenhague, Dinamarca – Råhuset (ingressos)
27/08/2025 – Oslo, Noruega – Vaterland (ingressos)
28/08/2025 – Bergen, Noruega – Hulen (ingressos)
29/08/2025 – Trondheim, Noruega – Lokal (venda de ingressos em breve)

Ingressos: https://linktr.ee/papangu

Formação da Papangu na Turnê Umburana:
Vitor Alves (bateria, percussão)
Pedro Francisco (flauta, guitarra, percussão, voz)
Marco Mayer (baixo, voz)
Hector Ruslan (guitarra, voz)
Rodolfo Salgueiro (teclados, percussão, voz)

Anterior
Anterior

Pedro Francisco lança EP “Rabiscando os Sons” com composições autorais gravadas ao vivo na UFPB

Próximo
Próximo

Vinil cresce 45% em 2024 e aquece mercado com oportunidades para artistas independentes na Paraíba